Vítor Rosa

Contacto

ORCID

A2AS

Áreas de Interesse Académico e Científico

Sociologia, Sociologia do Desporto, Demografia e Sociologia da População, Turismo.

Nota Curricular

Licenciatura em Sociologia e em Turismo e pela Universidades de Évora e em Investigação Social pela Universidade Moderna. Pós-graduação em Administração Pública e Desenvolvimento Regionalna Perspectiva das Comunidades Europeias pela Universidade de Évora. Mestrado em Demografia e Sociologia da População pelo ISCTE-IUL e Doutorado em Educação Física e Desporto pela FEFD-ULHT. Docente e investigador na Université Paris Ouest Nanterre La Défense (França) e na UFR STAPS (Unité de Formation et de Recherche – Sciences et Techniques des Activités Physiques et Sportives (2015-2016). Docente convidado na Universidade Lusófona de Lisboa, e Investigador do CPES desde 2012. Foi investigador bolseiro FCT no Centro de Investigação em Sociologia e Antropologia – Augusto da Silva da Universidade de Évora (2010-2011).

Principais Publicações

  • Rosa, Vítor (2018), Desporto e sociedade, Madrid: Bubok.
  • Rosa, V. (2017). Desporto: Mitos e Realidades. Madrid: Bubok.
  • Rosa, Vítor (2017), Olhares sociológicos, Madrid: Bubok.
  • Rosa, Vítor (2017), A prática desportiva do karaté em Portugal: Análise sociológica sobre as identidades, ideologias, comunidades e culturas dos karatecas (cintos castanho e negro) portugueses, Tese de doutoramento em Educação Física e Desporto, Ramo Didática da EFD, Lisboa: Faculdade de EFD da Universidade Lusófona.
  • Rosa, V. (2016). Perspetivas e entendimentos dos praticantes portugueses de karaté sobre o conceito de Budô. Revista de Artes Marciales Asiáticas, Vol. 10(2), 124-134.

Principais Projectos de Investigação

  • COMPLÉMENTS ALIMENTAIRES/DOPAGE (França, Brasil, Moçambique, Espanha, Japão). Entidade promotora: Université Paris-Ouest Nanterre La Défense, UFR STAPS. Entidade financiadora: UNESCO e parceiros nacionais e regionais. Investigador na equipa do projeto (2015/2016)
  • FORMAÇÃO & COMPETITIVIDADE – A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS TRABALHADORES TÉCNICOS NA FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA A COMPETITIVIDADE DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PMES) LOCALIZADAS EM ZONAS PERIFÉRICAS DA EUROPA: O CASO DE PORTUGAL, co-financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo FEDER, através do Programa POCI 2010. Entidade promotora: Universidade de Évora/CISA-AS; Entidades parceiras: Universidade do Algarve, ISCTE-IUL, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Bolseiro de Investigação FCT (2010/2011).