Seminário “Modelos de Equações estruturais aplicados à análise do crescimento Económico de Portugal”

Cátia Rosário, investigadora do CIPES, será a oradora do Seminário “Modelos de Equações estruturais aplicados à análise do crescimento Económico de Portugal”, no dia 29 de novembro, às 18:00, na sala U.0.3, no Campus da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa.

Os modelos de equações estruturais (MEE) são modelos estatísticos que permitem quantificar relações de causa/efeito descritas por um modelo teórico, fazendo a ponte entre a análise de regressão, a análise de caminhos (path analysis) e a análise fatorial. A sua aplicação ao crescimento económico de Portugal, permite estabelecer a relação entre as dimensões Capital Humano e Inovação e os seus impactos diretos e indiretos no crescimento económico do país.

Encontro Ciência 2018

O CICPRIS e o CPES participaram do encontro Ciência 2018, organizado pela FCT. Ambos os centros puderam apresentar seus trabalhos no evento anual que reúne a comunidade científica portuguesa. Cada unidade de investigação participou de maneira autónoma, porém utilizaram essa grande plataforma de divulgação para dar a conhecer o nome do CIPES, a nova unidade que resultará da fusão entre os dois centros e investigadores da Escola de Ciências Económicas e das Organizações (ECEO/ULHT).

O CICPRIS apresentou três comunicações na mesa “Promover a paz e o Estado de Direito” que também foi coordenada pelo Professor João de Almeida Santos, Investigador Responsável do CIPES e do CICPRIS. Os investigadores que representaram o CICPRIS foram José Filipe Pinto que apresentou “Os Movimentos Políticos Não-Partidários e o novo Paradigma da Representação – o caso português”, João de Almeida Santos com a comunicação “Movimentos Políticos de Cidadania de Novo Tipo: Um Desafio à Política Contemporânea” e Diogo Pires Aurélio que falou sobre “Segurança Pública e Segurança Privada no Século XXI”. O CPES foi representado por Ana Lorga da Silva, Rui Duarte Moura e Artur Parreira que apresentaram a comunicação “Metodologias de avaliação da sustentabilidade dos fatores de acesso à riqueza socialmente produzida para indivíduos e famílias no presente e na emergente sociedade do conhecimento”, no painel de “ Cidades e Comunidades Sustentáveis”.

Conferência Internacional “Novos Movimentos Políticos de Cidadania , em Portugal e na Europa”

O CICPRIS organiza a Conferência Internacional “Novos Movimentos Políticos de Cidadania , em Portugal e na Europa”, no dia 21 de Maio, às 9h30, no Auditório Agostinho da Silva, no Campus da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, em Lisboa. Com moderação do Professor João de Almeida Santos, director da FCSEA e Investigador Responsável do CICPRIS, o painel será formado por Manuel Anselmi, Universidade de Perugia, José Manuel Sánchez Duarte, Universidade Rei Juan Carlos, Madrid, Bernardo Ivo Cruz, True Bridge Consultancy, e José Filipe Pinto, Universidade Lusófona.

Subordinada ao programa de investigação sobre os Movimentos Políticos de Cidadania de Novo Tipo, esta conferência representa mais um passo no processo de reflexão interna e pública sobre este importante e atual tema, contando com especialistas nacionais e estrangeiros de grande relevo. Estes movimentos políticos representam uma alternativa ao tradicional sistema de partidos, que se encontra em crise, e estão ancorados quer na crítica ao sistema quer nos modernos meios de auto-organização e mobilização da cidadania, surgidos a partir das novas tecnologias da informação e da comunicação e das redes sociais.