Seminário “Comunicação e Desporto: a mediatização dos clubes de futebol. Uma análise do Benfica, Botafogo e Paris Saint-Germain”

O CPES organiza o Seminário “Comunicação e Desporto: a mediatização dos clubes de futebol. Uma análise do Benfica, Botafogo e Paris Saint-Germain”. O evento realizar-se-á no dia 18 de janeiro, entre 14h30 e 16h00, na sala A.2.1 no Campus da ULHT, Campo Grande.

O Seminário situa-se no âmbito do projeto de investigação de doutoramento do investigador Fernando Borges, com objetivo de apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo da elaboração da tese. Problematizando a relação entre os medias e as organizações desportivas, pretende discutir-se como os media influenciam os clubes de futebol e a organização do espetáculo desportivo, com base na análise e comparação entre três clubes: Benfica, Botafogo e Paris Saint-Germain. A relação entre media e clubes de futebol é de tensão e cooperação, ao mesmo tempo que apresenta fronteiras muito fluídas. Nesse trabalho, o autor procura compreender a influência dos media na organização de clubes de futebol, mais precisamente, como estes se tornaram espaços de produção de conteúdo.

Lançamento do livro “Uma família parental, duas casas”

Depois do lançamento em Lisboa, A Professora Sónia Vladimira Correia, investigadora do CPES, vai promover o lançamento do seu livro, “Uma família parental, duas casas”, no Porto. A sessão de apresentação estará a cargo da Srª Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Doutora Rosa Lopes Monteiro; do Dr. Francisco Maia Neto, Procurador Geral Adjunto no Tribunal da Relação do Porto e da Doutora Ana Reis Jorge, CICS.NOVA-Universidade do Minho.  O evento terá lugar no próximo dia 14 de dezembro de 2107, pelas 18h, no Auditório do Palacete dos Viscondes de Balsemão, Praça de Carlos Alberto, 71 Porto.

 

Seminário “Mulheres nos Media Desportivos: Representações sobre o Desporto Feminino e as Atletas nos Jornais A Bola, Record e O Jogo”

  • 11 de Julho 2017
  • Sala 2.3 (Ed. da Biblioteca) | Campo Grande, 380B
  • Noemí Correa Bueno | Investigadora visitante do CPES-ULHT

Noemí Correa Bueno é investigadora de doutoramento em Ciências da Comunicação da UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e esteve durante o último ano letivo a realizar um estágio de investigação no CPES sob a orientação da professora Salomé Marivoet, no qual desenvolveu a sua pesquisa sobre as mulheres nos media desportivos portugueses.