Seminário “Aplicação de Análise em Componentes Principais à análise do ciclo de vida para avaliação ambiental em sistemas produtivos no México”

Miriam Paulino Flores e Rosario Villavicencio Gutiérrez apresentam o Seminário “Aplicação de Análise em Componentes Principais à análise do ciclo de vida para avaliação ambiental em sistemas produtivos no México – Os Casos de estudo do cultivo de milho e da produção porcina”. O evento decorre no dia 25.02.2019, às 18:00, na sala U.02, no Campus da Universidade Lusófona de Humanidades de Tecnologias, em Lisboa. Miriam Paulino Flores e Rosario Villavicencio Gutiérrez são investigadoras doutorandas, em estágio de investigação sob orientação da Professora Ana Lorga da Silva.

Seminário “Modelos de Equações estruturais aplicados à análise do crescimento Económico de Portugal”

Cátia Rosário, investigadora do CIPES, será a oradora do Seminário “Modelos de Equações estruturais aplicados à análise do crescimento Económico de Portugal”, no dia 29 de novembro, às 18:00, na sala U.0.3, no Campus da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa.

Os modelos de equações estruturais (MEE) são modelos estatísticos que permitem quantificar relações de causa/efeito descritas por um modelo teórico, fazendo a ponte entre a análise de regressão, a análise de caminhos (path analysis) e a análise fatorial. A sua aplicação ao crescimento económico de Portugal, permite estabelecer a relação entre as dimensões Capital Humano e Inovação e os seus impactos diretos e indiretos no crescimento económico do país.

Divulgado o programa da Conferência Internacional “Sustainability from an Economic and Social Perspective”

Programa da Conferência

O CIPES, através do CPES e do CICPRIS, é co-organizador do evento que resulta de uma parceria firmada com a International Scientific Conference on Economic and Social Development. A Conferência decorrerá nos dias 15 e 16 de novembro de 2018, no Double Tree by Hilton Hotel Lisbon – Fontana Park.

Este evento é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UID/CPO/4563/2016», e também conta com a promoção do GOVCOPP (Universidade de Aveiro), University North (Croácia), University of Warsaw e Faculté des Sciences Juridiques, Economiques et Sociales de Salé (Marrocos).

A sessão de abertura da Conferência Internacional “Sustainability from an Economic and Social Perspective” contará com a presença da Professora Doutora Ana Lorga, directora do CPES e Vice-Presidente da Direcção do CIPES. Participarão na Conferência, como oradores, o Professor José Brissos-Lino, Investigador do CIPES, Miriam Paulino Flores e María del Rosario Villavicencio Gutierrez, alunas de doutoramento da Universidad Autonoma do Estado do México em estágio de investigação no CPES, sob orientação da Professora Ana Lorga.