Apresentação
O CPES – Centro de Pesquisa e Estudos Sociais é uma Unidade de I&D da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que integra investigadores integrados, associados, convidados e estudantes de doutoramento e mestrado.
O CPES promove investigação no âmbito da interdisciplinaridade do conhecimento das Ciências Sociais, no estudo de problemas emergentes nas sociedades contemporâneas globalizadas, em particular nos países lusófonos onde se destaca a sociedade portuguesa, tendo em vista encontrar soluções sustentáveis que promovam o desenvolvido integrado.
As áreas de investigação do Centro encontram-se agrupadas em 3 grupos: Diversidade, Identidade e Desenvolvimento (RG1), Inovação, Sustentabilidade e Gestão das Organizações (RG2), Políticas Sociais e Intervenção em Serviço Social (RG3).
Visando reforçar a interdisciplinaridade da investigação produzida nas áreas de especialização dos seus investigadores, encontra-se em curso o Programa da Linha de Investigação “Impactos Sociais e Económicos da Gestão do Tempo nas Práticas Profissionais e de Lazer no Contexto de Globalização das Sociedades Contemporâneas”.
O CPES desenvolve parcerias com instituições públicas e privadas de âmbito nacional e internacional. Em articulação com outras instituições de ensino superior acolhe estudantes de Pós-Doc e estagiários de investigação nacionais e estrangeiros, em particular da CPLP.
Na promoção e divulgação do conhecimento o CPES edita a Revista Fluxos & Riscos, com uma publicação bianual de números temáticos e artigos livres.
Órgãos
Conselho Diretivo
- Ana Lorga da Silva
- Presidente
- Manuel Antunes
- Adjunto
- Teotónio de Souza
- Adjunto
- Carlos Eduardo Capelo
- Vogal
- Francisco Carvalho
- Vogal
Mesa do Plenário de Investigadores
- José Fialho
- Presidente
- Eduardo Figueira
- Vice-Presidente
- Vítor Rosa
- Secretário