Seminário “Modelos de Equações estruturais aplicados à análise do crescimento Económico de Portugal”

Cátia Rosário, investigadora do CIPES, será a oradora do Seminário “Modelos de Equações estruturais aplicados à análise do crescimento Económico de Portugal”, no dia 29 de novembro, às 18:00, na sala U.0.3, no Campus da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa.

Os modelos de equações estruturais (MEE) são modelos estatísticos que permitem quantificar relações de causa/efeito descritas por um modelo teórico, fazendo a ponte entre a análise de regressão, a análise de caminhos (path analysis) e a análise fatorial. A sua aplicação ao crescimento económico de Portugal, permite estabelecer a relação entre as dimensões Capital Humano e Inovação e os seus impactos diretos e indiretos no crescimento económico do país.

Divulgado o programa da Conferência Internacional “Sustainability from an Economic and Social Perspective”

O programa da Conferência “Sustainability from an Economic and Social Perspective” encontra-se disponível. O CIPES, através do CPES e do CICPRIS, é co-organizador do evento que resulta de uma parceria firmada com a International Scientific Conference on Economic and Social Development. A Conferência decorrerá nos dias 15 e 16 de novembro de 2018, no Double Tree by Hilton Hotel Lisbon – Fontana Park.

Este evento é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UID/CPO/4563/2016», e também conta com a promoção do GOVCOPP (Universidade de Aveiro), University North (Croácia), University of Warsaw e Faculté des Sciences Juridiques, Economiques et Sociales de Salé (Marrocos).

A sessão de abertura da Conferência Internacional “Sustainability from an Economic and Social Perspective” contará com a presença da Professora Doutora Ana Lorga, directora do CPES e Vice-Presidente da Direcção do CIPES. Participarão na Conferência, como oradores, o Professor José Brissos-Lino, Investigador do CIPES, Miriam Paulino Flores e María del Rosario Villavicencio Gutierrez, alunas de doutoramento da Universidad Autonoma do Estado do México em estágio de investigação no CPES, sob orientação da Professora Ana Lorga.

Conferência Internacional “Sustainability from an Economic and Social Perspective”

Através de uma parceria firmada com o a International Scientific Conference on Economic and Social Development, o CPES e o CICPRIS serão co-organizadores da Conferência Internacional “Sustainability from an Economic and Social Perspective”, nos dias 15 e 16 de novembro de 2018, em Lisboa. O evento também conta com a promoção do GOVCOPP (Universidade de Aveiro), University North, University of Warsaw e Faculté des Sciences Juridiques, Economiques et sociales de Salé (Marrocos).

Propostas de comunicação para apresentação de trabalhos devem ser enviadas até 5 de setembro, em inglês. Os detalhes para a submissão podem ser encontrados no site do evento.

Os trabalhos selecionados serão publicados nas atas do congresso, sendo que os melhores textos sobre “Sustentabilidade na perspectiva Económica e Social” serão selecionados para publicação na revista Fluxos & Riscos.

Apresentação

O CPES – Centro de Pesquisa e Estudos Sociais é uma UI&D da Universidade Lusófona, apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que integra atualmente 51 investigadores membros integrados, associados e estudantes de doutoramento e mestrado.

O Centro foi criado em 2008 por investigadores de diferentes áreas disciplinares da Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração (FCSEA), designadamente da Sociologia, Serviço Social, Turismo e História. Em 2013, sofreu um novo impulso com a associação de investigadores das áreas da Economia, Gestão e Administração integrados em diferentes unidades orgânicas da ULHT

O CPES promove investigação no âmbito das Ciências Sociais, colocando especial enfoque na interdisciplinaridade do conhecimento, no estudo de problemas emergentes nas sociedades contemporâneas globalizadas, em particular nos países lusófonos onde se destaca a sociedade portuguesa, tendo em vista encontrar soluções sustentáveis que promovam o desenvolvido integrado.

Saiba mais