Nova Edição da Revista Fluxos & Riscos

Já encontra-se online a nova edição da Revista Fluxos & Riscos. O volume 2, número 1 da publicação do CPES tem como tema principal a convergência na investigação científica.

A cultura de convergência requer esforços individuais, institucionais, e das políticas nacionais e internacionais. Este número da revista Fluxos & Riscos procurou antecipar esta preocupação, daí a relevância especial deste número da revista para garantir a continuidade do seu património, e promovê-lo no futuro convergente que procuramos.

Ao nível individual e institucional o diálogo convergente pode ser promovido através de produção em co-autoria dos parceiros de áreas científicas diversificadas, ou através de workshops e outros eventos multidisciplinares. Mesmo sem co-autorias, um investigador individual deverá consultar cada vez mais a produção científica de outras áreas científicas, e procurar expandir a sua percepção da realidade e desafios comuns, utilizando a importação de conhecimentos na sua análise e citações bibliográficas. Isto seria um indicador da sua inserção produtiva na cultura convergente.

No contexto destas reflexões, anunciámos uma “Call for Papers” para este número da revista, desafiando os investigadores do CPES e outros interessados a fazer uma auto-avaliação da sua produção científica, ou produzir um texto novo em que ilustrasse o seu interesse e habilidade para funcionamento como cientista convergente.

Este número da Revista Fluxos & Riscos conseguiu mobilizar um conjunto diversificado de colaboradores, juntando doutorados e doutorandos, investigadores jovens e outros com longa carreira, mulheres e homens de vários países e continentes. Explorando, aprofundando, combinando problemáticas transdisciplinares, procurando ir mais além no seu empenho por entrar na cultura da convergência, demonstram ser investigadores que procuram ultrapassar as vedações epistemológicas e metodológicas das quintas herdadas e entrar numa dinâmica de inovação através de esforço coletivo e de fertilização transdisciplinar.

Fluxos&Riscos_vol2n1