Mesa-redonda “O Tempo em Debate”

21 de Abril de 2017 | 21H00
Estúdio F | Campus ULHT ao Campo Grande, 376 – Lisboa

A mudança social que percorre as sociedades contemporâneas desconcerta as narrativas pessoais construídas na base da linearidade do tempo, em que o efémero tende a remeter os sujeitos para um presente dilatado numa multiplicidade de espaços-tempo de vida, incluindo os das redes virtuais enquanto plataformas de sociabilidade e de trabalho.

Como parte viva da engrenagem dos mercados de trabalho e dos lazeres das sociedades contemporâneas globalizadas, as pessoas encontram-se sujeitas a expectativas de desempenho e ação, cuja perceção do tempo útil para todas as realizações se afigura cada vez mais insuficiente e voraz.

É neste contexto que se torna pertinente aprofundar as conceções atuais do saber científico sobre o que é afinal o tempo?

Esta é justamente a questão que o painel da mesa-redonda pretende dar resposta num diálogo entre as Ciências Sociais as da Vida e as da Natureza, em particular a Nova Física ou Hiperfísica.

A Mesa-redonda tem como participantes o Professor José Croca, renomado investigador do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e destacado especialista em Física Quântica, do neuropsicólogo Manuel Domingos, diretor do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa e professor na Universidade Lusíada de Lisboa, da socióloga Salomé Marivoet, diretora do Centro de Pesquisa e Estudos Sociais da Universidade Lusófona, e do historiador José Calazans, investigador do CFCUL e do CICPRIS-ULHT, com a moderação do astrósofo Luís Resina e a realização de João Antero do CICANT da Universidade Lusófona.

O evento insere-se no Programa de investigação do CPES – Centro de Pesquisa e Estudos Sociais da Universidade Lusófona, financiado pela FCT, sobre os “Impactos Sociais e Económicos da Gestão do Tempo nas Práticas Profissionais e de Lazer no Contexto de Globalização das Sociedades Contemporâneas”.

São parceiros o CICANT e o CICPRIS da Universidade Lusófona, o Espaço Salitre Amaro e o Fórum Terra.

A mesa-redonda irá ser gravada no Estúdio F, sendo posteriormente possível visualizar o evento em www.ulusofona.pt

Entrada sujeita a inscrição em cpes@ulusopona.pt

Painel

José Croca (Físico)
CFCUL – Universidade de Lisboa
Manuel Domingos (Neuropsicólogo)
CHPL e Universidade Lusíada de Lisboa
Salomé Marivoet (Socióloga)
CPES da Universidade Lusófona
José Carlos Calazans (Historiador)
CFCUL e CICPRIS da Universidade Lusófona

Moderador

Luís Resina (Astrósofo)
Espaço Salitre-Amaro e Forum Terra

Realizador

João Antero
CICANT da Universidade Lusófona