Investigadora do CPES convidada na Conferência Footballinclusion do SJPF


Página do evento

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) aliou-se à Semana Europeia do Desporto e da Atividade Física, que decorreu de 24 a 30 setembro, com a realização da Conferência “Football Inclusion”, dedicada ao tema da “inclusão social no e através do desporto”.

A iniciativa realizada na ESMP, no dia 28 de setembro, com início às 14h, constituiu uma das ações realizadas no âmbito do Projeto SPIN – Sport Inclusion Network, co-financiado pela União Europeia através do programa Erasmus +, contando com a presença de representantes institucionais e de várias organizações desportivas.

Após uma breve receção  realizou-se a primeira mesa redonda, que contou com a presença de Joaquim Evangelista (Presidente do SJPF), Vítor Pataco (Vice-Presidente do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude), Pedro Calado (Alto Comissário para as Migrações), Maria Teresa Mendes (Presidente do Conselho para os Refugiados) e Jaime Carlos (Diretor da Escola Secundária Marquês de Pombal), que debateram o papel das organizações que representam na inclusão social, dando exemplos de casos de sucesso através do desporto.

De seguida, Salomé Marivoet (CPES – Universidade Lusófona), conferencista convidada do evento,  aprofundou as potencialidades do desporto como ferramenta de inclusão social.

O evento contou ainda com duas mesas redondas dedicadas à apresentação de projetos de inclusão social pelo desporto, e de um jogo de futebol com a participação de ex-jogadores da seleção nacional, jornalistas e refugiados.