Call for Papers da Revista Fluxos & Riscos encontra-se aberto

Está aberto o call for papers para o volume 2, nº 2, da Revista Fluxos & Riscos. Com o tema “Sustentabilidade e seus cinco eixos: económico, social, cultural, ecológico e político”, pretende-se que os artigos contribuam para o avanço da investigação na perspetiva das Ciências Sociais e do Comportamento, reforçando o paradigma de uma abordagem interdisciplinar.

Investigador do CPES no I Congresso de Brinquedo Português

O professor doutor Manuel Antunes, investigador do CPES, foi membro integrante da comissão científica do “ I Congresso de Brinquedo Português: Património Material e Imaterial”. Além disso, o investigador ainda proferiu a comunicação “Nascer, viver e …brincar em Vilarinho da Furna. Uma perspetiva histórico-sociológica”.

Entre os dias 26 e 28 de outubro, o evento foi organizado pelo Museu dos Biscainhos, em Vila Verde, e teve como meta a pesquisa, a divulgação, a salvaguarda e a valorização do brinquedo e do brincar português como manifestação cultural.

O Museu dos Biscainhos integra a mais significativa Coleção de Brinquedo Português afeta ao Estado, do que decorre a inerente responsabilidade de sensibilização da comunidade para o espólio em foco, ao nível da respetiva relevância como Património Material e Imaterial, e da diversidade de expressão que o brinquedo assumiu em tipologias e em técnicas de produção no nosso território.

O Centro Interpretativo do Brinquedo pretende afetar novos investigadores e interesses na área.

Lançamento do Livro “Uma família parental, duas casas”

A Professora Sónia Vladimira Correia, investigadora do CPES, lançou o livro “Uma família parental, duas casas”, em parceria coma a investigadora Sofia Marinho, do ICS da Universidade de Lisboa.

A sessão de apresentação contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Dra. Catarina Marcelino, a professora doutora Karin Wall, do ICS-ULisboa, e o professor doutor Jorge Duarte Pinheiro, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Ainda estão previstas sessões de lançamento em Coimbra, Leiria, Porto e Faro.