Mariana Cascais

Contacto

ORCID

A2AS

Áreas de Interesse Académico e Científico

Sociologia Rural e Urbana, Desenvolvimento Local, Dinâmicas de Mudança, Educação e Problemas Sociais Contemporâneos, com aplicação em projetos que tem coordenado ou participado como investigadora, em parceria sobretudo com Câmaras Municipais, como as de Lisboa, de Évora, do Montijo e de Odivelas. Neste momento, no Concelho do Montijo iniciou projetos no âmbito da reabilitação urbana, da recuperação da agricultura, com ênfase para o Colonato de Pegões, recuperação do comércio local e projetos pontuais com vista à certificação de produtos agrícolas e agro-alimentares. Em Odivelas, os projetos em execução são na área da educação e das hortas urbanas.

Nota Curricular

Licenciada em Sociologia, com PAPCC em Sociologia Urbana e Doutoramento em Sociologia Rural e Urbana, em 1994, na Universidade de Évora. Lecionou na Universidade de Évora e nas Universidades Moderna e Lusíada, e ainda no Instituto Piaget e no Instituto Superior de Serviço Social. Entretanto, foi Secretária de Estado da Educação no XV Governo Constitucional, Deputada Municipal e Conselheira, Representante do Governo no Conselho Nacional de Educação. Tem lecionado na Universidade Lusófona, desde 2008.

Principais Publicações

  • Cascais, M.T. (1998). A Publicidade: uma Análise Crítica – a Biblioteca Pública de Beja como Espaço de Interacção. Lisboa: Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.
  • Cascais, M. T. (1998). Un Eje Portugues en la Metropolis Pacense. Badajoz: Universidad de Extremadura.
  • Cascais, M. T. (1994). A Urbanização dos Homens e dos Espaços, Tese de Doutoramento, Universidade de Évora, Évora.
  • Cascais, M. T. (1986). Breve Análise Simbólica do Mercado Semanal de Évora. Revista de Economia e Sociologia, ISESE.

Principais Projectos de Investigação

  • REABILITAÇÃO URBANA DE LISBOA PAT COROA NORTE, numa parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Universidade de Évora, Lisboa. Integrou a equipa de investigadores (2006-2008).
  • UN EJE PORTUGUES EN LA METROPOLIS PACENSE, da Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales da Universidad de Extremadura, Badajoz. Integrou a equipa de investigadores (1998).
  • AVALIAÇÃO DO ESTUDO DOS IMPACTES AMBIENTAL E SOCIAL DO MERCADO ABASTECEDOR DA REGIÃO DE ÉVORA, da Câmara Municipal de Évora. Coordenadora do Projecto (1997).
  • ESTUDO SOBRE OS IMPACTES E REPERCUSSÕES DA CONCESSÃO DE ZONAS DE CAÇA TURÍSTICAS E ASSOCIATIVAS NO ALENTEJO, Direcção Geral do Turismo. Coordenadora do Projecto (1994).
  • EUROPEAN POLITICAL PARTIES MIDLLE-LEVEL ELITES, da Fundação Volkswagen, Lisboa. Integrou a equipa de investigadores (1981).