José Fialho Feliciano

Contacto

ORCID

A2AS

Áreas de Interesse Académico e Científico

Os principais domínios de interesses e de actividades de investigação têm-se centrado em domínios de articulação pluridisciplinar da Sociologia, Antropologia e Estudos Africanos, multidimensional da economia política, social, cultural e simbólica e multiespacial nos terrenos africanos e europeus. Os projectos realizados situam-se nas áreas da Sociologia e (Antropologia) Económica, do Trabalho, das Organizações e do Desenvolvimento e, ainda, da Sociologia Política, do poder e da participação democrática. Actualmente, trabalha sobre os impactos das novas tecnologias digitais na emergência de novas soluções, problemas, tensões, respostas e métodos de pesquisa nos espaços económicos (dívida, produtividade…), políticos (formas de democracia), sociais (capacitação, protecções) e culturais (individualização, redes sociais…), sustentabilidade das organizações da Economia Social e Solidária em Portugal.

Nota Curricular

Doutorado em Antropologia pela UTL (1989), com agregação em Estudos Africanos pelo ISCTE (2007), mestre em Sociologia pela Universidade de Paris V (1975) , licenciado em Antropologia pela Universidade Paris VII (1974), e em Sociologia pela Universidade de Paris V (1974), foi presidente do Centro de Estudos Africanos – ISCTE e consultor da PNUD e da OIT. Coordenou diversos projectos de investigação nas áreas da política e da economia social e do desenvolvimento. Foi na ULHT pró – reitor de extensão Universitária, director da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, do 1º e 2ºs ciclos de Sociologia, 1º ciclo de Serviço Social, 1º Ciclo de Ciência Política e Presidente da direcção do CPES. Actualmente é presidente da Mesa da Assembleia Geral do CPES. Tem leccionado unidades curriculares nos três ciclos de estudos do Ensino Superior, sobre Epistemologia e Metodologia de Investigação em Ciências Sociais; Globalização e Novos Problemas Sociais, Gestão de Unidades Sociais e de Bem estar; Teorias Sociológicas; Antropologia da Educação; Metodologias de Projecto; Projectos Sociais; Desigualdades, Inclusão e Exclusão Social.

Principais Publicações

  • Feliciano J.F. (Org.) et al.(2008). Empresariado, Empreendedorismo e Desenvolvimento em Angola e Moçambique. Lisboa: CEA-ISCTE.
  • Feliciano J.F. (Coord.), Rodrigues, C. & Lopes, C. (2008). Protecção Social, Economia Informal e Exclusão Social nos PALOP (OIT). Cascais: Principia.
  • Feliciano J.F. (Org.) & Yañez Casal, A. (2006). Antropologia Económica: Velhos e Novos Campos. Lisboa: Universidade Aberta.
  • Feliciano J.F. (1998). Antropologia Económica dos Thonga do Sul de Moçambique. Maputo: Ed. Arquivo Histórico de Moçambique.
  • Feliciano J.F. (Org.) & Nicolau, V.H. (1998), Introdução, Notas. In J. J. da Silva et al., Memórias de Sofala. Etnografia e História das Identidades e da Violência Entre Diferentes Poderes no Centro de Moçambique – séc. XVIII e XIX. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.

Principais Projectos de Investigação

  • O IMPACTO DA ECONOMIA INFORMAL NA REDUÇÃO DA EXCLUSÃO E DA POBREZA NOS PALOP E SUAS INTERACÇÕES COM A PROTECÇÃO SOCIAL. Como consultor da OIT, coordenou um projecto sobre com a parceria de centros de investigação INEP da Guiné Bissau, Cruzeiro do Sul de Moçambique, AIP de Angola (2004-2007).
  • EMPREENDEDORISMO, EMPRESARIADO E DESENVOLVIMENTO EM ANGOLA E MOÇAMBIQUE, Projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Coordenador da equipa do projecto no quadro do CEA-ISCTE (2003-2007).
  • PROJECTO ANTROPOLOGIA INDUSTRIAL “O PODER E O RISCO NA RACIONALIDADE DA GESTÃO E DA PRODUÇÃO SIMBÓLICA DO TRABALHO NA REFINARIA DE SINES /PETROGAL”. Projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Investigador responsável (1993-1997).
  • PROJECTO DE MICROFILMAGEM DE FONTES HISTÓRICAS PRIMÁRIAS SOBRE MOÇAMBIQUE, existentes nos Arquivos Portugueses e realizado pelo Arquivo Histórico de Moçambique no âmbito da cooperação com o Governo Português e financiado pela Agência Sueca para a Cooperação Científica (SAREC). Coordenador do Projecto. Realizou investigação nos Arquivos Histórico Ultramarino e Arquivo do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Biblioteca da Ajuda e Biblioteca Nacional, Sociedade de Geografia de Lisboa e Torre do Tombo (1982 a 1988).
  • ESTUDO SOBRE O HABITAT MOÇAMBICANO, no quadro da Direcção Nacional de Habitação de Moçambique como consultor da ONU. Coordenou o trabalho de campo no distrito de Vilanculos, Província de Inhambane, e com Adolfo Yañez-Casal, o respectivo relatório /análise intitulado “Contribuição para o Estudo do Habitat Moçambicano”, publicado pela Direcção Nacional da Habitação / Instituto Nacional de Planeamento Físico em 1983 (Dezembro de 1980 a Janeiro de 1982).