José Ampagatubó

 

Contacto

ORCID

A2AS

Áreas de Interesse Académico e Científico

Estado pós-colonial em África, em particular na Guiné-Bissau; Narcotráfico na sociedade guineense; Impacto da integração de Portugal na construção da União Europeia; As implicações socioeconómicas da globalização em Portugal.

Nota Curricular

Professor Associado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Atua na área de Ciência Política e Sociologia. É Pós-Doutorado em Estudos Europeus e Relações Internacionais na Universidade de Évora. Doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Lusófona. Mestre e Pós-Graduado em Estudos Africanos (ISCTE: 1995 e 1991 respetivamente). Licenciado em Sociologia (ISCTE: 1985). Estagiário no Centre D’Afrique Noir, Bordéus, França, 1994. Membro do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (2008-2014). Membro da Comissão Científica do Curso de Sociologia (2008-2014). Membro da Comissão Pedagógica do Curso de Estudos Europeus e Relações Internacionais (2009-2011). Sócio do Centro de Estudos Africanos do ISCTE, Lisboa, desde 1986; Membro cofundador do Centro de Pesquisa e Estudos Sociais – CPES. É Investigador a tempo integral no CPES.

Principais Publicações

  • Ampagatubó, J. (2014). A construção da União Europeia: Um olhar sobre a dimensão social do projeto. Respublica: Revista de Ciência Política, Segurança e Relações internacionais, 11, 133-146.
  • Ampagatubó, J. (2014). Nicolau Maquiavel. Respublica: Revista de Ciência Política, Segurança e Relações internacionais, 12, 207-214.
  • Ampagatubó, J. (2014). Os 100 Anos da Primeira Guerra Mundial. Respublica: Revista de Ciência Política, Segurança e Relações internacionais, 13, 143-149.
  • Ampagatubó, J. (2001). As causas do conflito de 7 de Junho de 1998 na Guiné- Bissau: África Debate. Revista Internacional Inter-universitária de Estudos Africanos, 2, (9), 19-24.
  • Ampagatubó, J. (2001). Génese e estrutura da sociedade guineense. África Debate: Revista Internacional Inter-universitária de Estudos Africanos, 2, (9), 137-141.

Principais Projectos de Investigação

  • AS CONSEQUÊNCIAS DA GLOBALIZAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU: O PAPEL DO ESTADO (PÓS-COLONIAL) NESSE PROCESSO”. Integrado no Programa de Investigação do CPES “Impactos Sociais e Económicos da Gestão do Tempo nas Práticas Profissionais e de Lazer no Contexto de Globalização das Sociedades Contemporâneas. Investigador responsável.
  • A IMPORTÂNCIA DA OPÇÃO POR ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO. Investigador responsável.
  • SEGURANÇA PRIVADA VERSUS SEGURANÇA PÚBLICA. Investigador responsável.
  • O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO NA SOCIEDADE GUINEENSE, EM TERMOS ECONÓMICOS, SOCIAIS, CULTURAIS E POLÍTICOS. Investigador responsável.
  • A INSTABILIDADE SOCIOPOLÍTICA EM CASAMANÇA E AS SUAS IMPLICAÇÕES NA SOCIEDADE GUINEENSE. Investigador responsável.