Jorge Costa

 

Contacto

ORCID

A2AS

Áreas de Interesse Académico e Científico

Saúde; Modelos de Qualidade (desenvolvimento de sistemas de qualidade vocacionados para a prestação de serviços de saúde e de apoio social); Intervenção social eco sistémica (envelhecimento integrado e ativo, gestão do tempo, saúde mental); Intervenção social na crise (pobreza, exclusão social, violência)

Nota Curricular

Desempenha funções técnicas, de planeamento e de direção em Serviço Social no sector público, privado e no terceiro sector. Integra o corpo dirigente de duas associações profissionais na sua área de conhecimento. É técnico superior no Centro Hospitalar Lisboa Norte, desde 2005, e a saúde é a sua especialidade profissional e de investigação. Doutorado em Ciências Sociais, em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, é mestre e licenciado em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica Portuguesa e especialista em Medicina Legal e Ciências Forenses pelo Instituto de Medicina Legal de Lisboa.

Principais Publicações

  • Costa, J. (2016). O contributo social na rede de cuidados integrados: a experiencia do Centro hospitalar Lisboa Ocidental. Jornal do Centro [Centro Hospitalar Lisboa Ocidental], nº 79, 10-12.
  • Costa, J. (2015). A perspetiva do risco na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) em Portugal: uma reflexão de peritos e decisores em saúde. Revista Saúdesoc. [online], vol.24, n.2, 501-514.
  • Costa, J. (2015). A extrema vulnerabilidade na transição de cuidados hospitalares para o domicílio: uma análise sobre determinantes sociais de saúde. Revista Intervenção Social. [Online], nº 42/45, 175-189.
  • Costa, J. (2014).O impacto da vulnerabilidade extrema dos doentes nos seus cuidadores principais: uma perspetiva multidimensional. Revista Kairós Gerontologia, 17 (1), 27-43.
  • Costa, J. (2014). O impacto da vulnerabilidade extrema dos doentes nos cuidadores principais: a perspetiva familiar e social. Jornal do Centro [Centro Hospitalar Lisboa Ocidental], nº 75, 8-9.

Principais Projectos de Investigação

  • DO TEMPO VIVIDO AO TEMPO COM SENTIDO: A VALORIZAÇÃO TERAPÊUTICA COM O TEMPO. Equipa de investigadores: Cristina Duarte (IR), Jorge Costa e Salomé Marivoet. Projeto integrado no Programa de Investigação do CPES “Impactos Sociais e Económicos da Gestão do Tempo (desde 2016).
  • PROMOTE HEALTH, INDEPENDENCE AND QUALITY OF LIFE IN THE MOST VULNERABLE: HIGHLIGHNING THE ELDERLY AND PEOPLE WITH SPECIAL NEEDS . GISS/CAPP/ISCSP/Universidade de Lisboa. Investigador principal (Desde 2016).
  • SERVIÇO SOCIAL, CAMPOS DE ATUAÇÃO E IDENTIDADE PROFISSIONAL (SAÚDE). Coordenado por Maria Irene Carvalho, projeto conjunto, GISS/CAPP/ISCSP/Universidade de Lisboa. Investigador colaborador (Desde 2016).
  • O DIAGNÓSTICO DO SERVIÇO SOCIAL NA DETERMINAÇÃO DO GRADIENTE DA VULNERABILIDADE NA TRANSIÇÃO DOS CUIDADOS HOSPITALARES PARA OS CUIDADOS DE LONGA DURAÇÃO. CAPP/ISCSP/Universidade de Lisboa. Investigador principal (2010-2016).
  • SAÚDE, RISCO E GOVERNAMENTALIZAÇÃO, PTDCPTDC/SAU-ESA/101309/2008, financiado pela FCT, e coordenado por Maria Vitória Mourão . CAPP/ISCSP/Universidade de Lisboa. Investigador auxiliar (2010/2012).