António da Silva Mendes

 

Contacto

ORCID

A2AS

Áreas de Interesse Académico e Científico

Sociologia das organizações na vertente do trabalho; Psicologia Social e Organizacional com destaque para a comunicação, a liderança e a motivação em contexto de gestão de pessoas; da Formação e Desenvolvimento pessoal e profissional. Mais recentemente na “paz e Compreensão Mundial” dado ser o objetivo mais importante do Rotary International, Organização a que pertence de há longa data e de que é Past-Governador (2014-2015).

Nota Curricular

Doutor em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (2006). Diploma de Estudíos Avanzados em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (2003). Mestre em Psicologia Social e Organizacional pelo ISCTE-IUL  (1996). Pós-graduado em Comportamento Organizacional pelo ISCTE – IUL (1993). Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA – Lisboa (1984). Curso do Magistério Primário pela EMPE, Évora (1956). Professor Catedrático da ULHT de Lisboa e do ISMAT de Portimão. Assessor da Administração e Direção do ISMAT, Portimão. Membro da AISOC – Asociación Ibero Americana de Sociología de las Organizaciones, Madrid. Membro da AMS – Asociación Madrileña de Sociología. Membro da Associação da Escola Cultural e Pluridimensional. Membro do Rotary International. Membro da APG. Medalhas de Mérito Académico: ULHT e ISMAT. Prémio carreira em GRH – RH Magazine 2012. Investigador FCT desde 2007.

Principais Publicações

  • Mendes, A. S. (2016). Reflexões do Companheiro António. Portimão: Arandis.
  • Mendes, A. S. (2013). La Empresa Ciudadana en la Nueva Sociedad. Madrid: AISOC.
  • Mendes, A. S. (2012). Educación por la Paz Mundial. Madrid: AMS.
  • Mendes, A. S. (2009). Trabalho, Formação e Participação a Sociedade Informacional. Portimão: ISMAT.
  • Mendes, A. S. (2006). El Nuevo Trabajo en la Sociedad de Información. Madrid: UCM.

Principais Projectos de Investigação

  • O PROCESSO EDUCATIVO/FORMATIVO NA CONSTRUÇÃO DA PAZ E COMPREENSÃO MUNDIAL. Investigador responsável (desde 2016).
  • O NOVO TRABALHO NA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO. Estudo de I & D + I & E + I & A em Portugal. Investigador com o Prof. Doutor Lucas Marín (2003/2006).
  • O TRABALHO E O EMPREGO NA EXPERIÊNCIA ASIÁTICA. Investigador com o Prof. Doutor Lucas Marín (2002).
  • O EFEITO FORMAÇÃO NUM PROCESSO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL. Investigador com Prof. Doutor Correia Jesuíno (1992/1994).
  • NORMAS ORGANIZACIONAIS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SUBJACENTES, NUMA GRANDE EMPRESA NACIONAL. Investigador com a Prof.ª Doutora M. Benedicta Monteiro (1990/1991).