José Fialho Feliciano

Contacto

ORCID

A2AS

Áreas de Interesse Académico e Científico

Os principais domínios de interesses e de actividades de investigação têm-se centrado em domínios de articulação pluridisciplinar da Sociologia, Antropologia e Estudos Africanos, multidimensional da economia política, social, cultural e simbólica e multiespacial nos terrenos africanos e europeus. Os projectos realizados situam-se nas áreas da Sociologia e (Antropologia) Económica, do Trabalho, das Organizações e do Desenvolvimento e, ainda, da Sociologia Política, do poder e da participação democrática. Actualmente, trabalha sobre os impactos das novas tecnologias digitais na emergência de novas soluções, problemas, tensões, respostas e métodos de pesquisa nos espaços económicos (dívida, produtividade…), políticos (formas de democracia), sociais (capacitação, protecções) e culturais (individualização, redes sociais…), sustentabilidade das organizações da Economia Social e Solidária em Portugal.

Nota Curricular

Doutorado em Antropologia pela UTL (1989), com agregação em Estudos Africanos pelo ISCTE (2007), mestre em Sociologia pela Universidade de Paris V (1975) , licenciado em Antropologia pela Universidade Paris VII (1974), e em Sociologia pela Universidade de Paris V (1974), foi presidente do Centro de Estudos Africanos – ISCTE e consultor da PNUD e da OIT. Coordenou diversos projectos de investigação nas áreas da política e da economia social e do desenvolvimento. Foi na ULHT pró – reitor de extensão Universitária, director da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, do 1º e 2ºs ciclos de Sociologia, 1º ciclo de Serviço Social, 1º Ciclo de Ciência Política e Presidente da direcção do CPES. Actualmente é presidente da Mesa da Assembleia Geral do CPES. Tem leccionado unidades curriculares nos três ciclos de estudos do Ensino Superior, sobre Epistemologia e Metodologia de Investigação em Ciências Sociais; Globalização e Novos Problemas Sociais, Gestão de Unidades Sociais e de Bem estar; Teorias Sociológicas; Antropologia da Educação; Metodologias de Projecto; Projectos Sociais; Desigualdades, Inclusão e Exclusão Social.

Principais Publicações

  • Feliciano J.F. (Org.) et al.(2008). Empresariado, Empreendedorismo e Desenvolvimento em Angola e Moçambique. Lisboa: CEA-ISCTE.
  • Feliciano J.F. (Coord.), Rodrigues, C. & Lopes, C. (2008). Protecção Social, Economia Informal e Exclusão Social nos PALOP (OIT). Cascais: Principia.
  • Feliciano J.F. (Org.) & Yañez Casal, A. (2006). Antropologia Económica: Velhos e Novos Campos. Lisboa: Universidade Aberta.
  • Feliciano J.F. (1998). Antropologia Económica dos Thonga do Sul de Moçambique. Maputo: Ed. Arquivo Histórico de Moçambique.
  • Feliciano J.F. (Org.) & Nicolau, V.H. (1998), Introdução, Notas. In J. J. da Silva et al., Memórias de Sofala. Etnografia e História das Identidades e da Violência Entre Diferentes Poderes no Centro de Moçambique – séc. XVIII e XIX. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.

Principais Projectos de Investigação

  • O IMPACTO DA ECONOMIA INFORMAL NA REDUÇÃO DA EXCLUSÃO E DA POBREZA NOS PALOP E SUAS INTERACÇÕES COM A PROTECÇÃO SOCIAL. Como consultor da OIT, coordenou um projecto sobre com a parceria de centros de investigação INEP da Guiné Bissau, Cruzeiro do Sul de Moçambique, AIP de Angola (2004-2007).
  • EMPREENDEDORISMO, EMPRESARIADO E DESENVOLVIMENTO EM ANGOLA E MOÇAMBIQUE, Projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Coordenador da equipa do projecto no quadro do CEA-ISCTE (2003-2007).
  • PROJECTO ANTROPOLOGIA INDUSTRIAL “O PODER E O RISCO NA RACIONALIDADE DA GESTÃO E DA PRODUÇÃO SIMBÓLICA DO TRABALHO NA REFINARIA DE SINES /PETROGAL”. Projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Investigador responsável (1993-1997).
  • PROJECTO DE MICROFILMAGEM DE FONTES HISTÓRICAS PRIMÁRIAS SOBRE MOÇAMBIQUE, existentes nos Arquivos Portugueses e realizado pelo Arquivo Histórico de Moçambique no âmbito da cooperação com o Governo Português e financiado pela Agência Sueca para a Cooperação Científica (SAREC). Coordenador do Projecto. Realizou investigação nos Arquivos Histórico Ultramarino e Arquivo do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Biblioteca da Ajuda e Biblioteca Nacional, Sociedade de Geografia de Lisboa e Torre do Tombo (1982 a 1988).
  • ESTUDO SOBRE O HABITAT MOÇAMBICANO, no quadro da Direcção Nacional de Habitação de Moçambique como consultor da ONU. Coordenou o trabalho de campo no distrito de Vilanculos, Província de Inhambane, e com Adolfo Yañez-Casal, o respectivo relatório /análise intitulado “Contribuição para o Estudo do Habitat Moçambicano”, publicado pela Direcção Nacional da Habitação / Instituto Nacional de Planeamento Físico em 1983 (Dezembro de 1980 a Janeiro de 1982).

Duarte Pimentel

Contacto

ORCID

A2AS

Áreas de Interesse Académico e Científico

Sociologia do Trabalho e das Identidades Profissionais; Sociologia das Organizações e da Empresa; Sociologia das Práticas Profissionais em Sociologia; Desenvolvimento económico e social da empresa numa abordagem multidimensional.

Nota Curricular

Membro fundador e investigador associado do Centro de Investigação e de Estudos de Sociologia (CIES-IUL).
Professor do Departamento de Sociologia da Escola de Políticas Públicas e Sociologia do ISCTE-IUL (2012-1977).
Investigador associado da equipa RITE do Laboratoire de Sociologie du Changement des Institutions (LSCI-IRESCO-CNRS).
Membro do Comité científico da revista Socio-Anthropologie, Paris
Membro do CR 22 “ Entreprise et Sociétè “, e do GT15 “ Analyse Qualitative Interdisciplinaire “, da Association Internationale des Sociologues de Langue Française (AISLF).
Docente da Pós graduação “Sindicalismo e Relações Laborais “ do IPPS-IUL.

Principais Publicações

  • Pimentel, D. (2016). Sociologia em Contextos. Um inventário de monografias sobre práticas profissionais. Lisboa: Edições Sílabo.
  • Pimentel, D. (2012). Sociologia das Organizações e da Empresa. Lisboa: Escolar Editora.
  • Pimentel, D. et al. (orgs) (2010). Empresa e Identidades Profissionais. Lisboa: Argusnauta.
  • Pimentel, Duarte et al. (orgs) (1985). Antologia do Trabalho Industrial. Lisboa: Regra do Jogo.

Principais Projectos de Investigação

  • DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E SOCIAL DA EMPRESA, como coordenador do Grupo de Estudos de Sociologia das Instituições (GRESI-CIES-IUL), e investigador associado da equipa RITE do Laboratoire de Sociologie du Changement des Institutions (LSCI-IRSCO-CNRS), sob a orientação científica de Renaud Sainsaulieu, 2002-1995
  • SISTEMAS DE TRABALHO E MODELOS CULTURAIS NUM CONTEXTO ORGANIZACIONAL EM MUDANÇA, (CIES-IUL), sob a orientação científica de Renaud Sainsaulieu (LSCI-IRESCO-CNRS), 2002-1990
  • A ACÇÃO OPERÁRIA AO NÍVEL DAS EMPRESAS APÓS O 25 DE ABRIL EM PORTUGAL, como colaborador externo do GIS, actual ICS-UL, sob a orientação científica de Marinus Pires de Lima, David Miranda e Fátima Patriarca (1982-1976)
  • A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS SISTEMAS DE TRABALHO E A ACÇÃO OPERÁRIA NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E REPARAÇÃO NAVAL (LISNAVE), como colaborador externo do GIS, actual ICS-UL, sob a direcção científica de Marinus Pires de Lima, 1983-1976

António da Silva Mendes

 

Contacto

ORCID

A2AS

Áreas de Interesse Académico e Científico

Sociologia das organizações na vertente do trabalho; Psicologia Social e Organizacional com destaque para a comunicação, a liderança e a motivação em contexto de gestão de pessoas; da Formação e Desenvolvimento pessoal e profissional. Mais recentemente na “paz e Compreensão Mundial” dado ser o objetivo mais importante do Rotary International, Organização a que pertence de há longa data e de que é Past-Governador (2014-2015).

Nota Curricular

Doutor em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (2006). Diploma de Estudíos Avanzados em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (2003). Mestre em Psicologia Social e Organizacional pelo ISCTE-IUL  (1996). Pós-graduado em Comportamento Organizacional pelo ISCTE – IUL (1993). Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA – Lisboa (1984). Curso do Magistério Primário pela EMPE, Évora (1956). Professor Catedrático da ULHT de Lisboa e do ISMAT de Portimão. Assessor da Administração e Direção do ISMAT, Portimão. Membro da AISOC – Asociación Ibero Americana de Sociología de las Organizaciones, Madrid. Membro da AMS – Asociación Madrileña de Sociología. Membro da Associação da Escola Cultural e Pluridimensional. Membro do Rotary International. Membro da APG. Medalhas de Mérito Académico: ULHT e ISMAT. Prémio carreira em GRH – RH Magazine 2012. Investigador FCT desde 2007.

Principais Publicações

  • Mendes, A. S. (2016). Reflexões do Companheiro António. Portimão: Arandis.
  • Mendes, A. S. (2013). La Empresa Ciudadana en la Nueva Sociedad. Madrid: AISOC.
  • Mendes, A. S. (2012). Educación por la Paz Mundial. Madrid: AMS.
  • Mendes, A. S. (2009). Trabalho, Formação e Participação a Sociedade Informacional. Portimão: ISMAT.
  • Mendes, A. S. (2006). El Nuevo Trabajo en la Sociedad de Información. Madrid: UCM.

Principais Projectos de Investigação

  • O PROCESSO EDUCATIVO/FORMATIVO NA CONSTRUÇÃO DA PAZ E COMPREENSÃO MUNDIAL. Investigador responsável (desde 2016).
  • O NOVO TRABALHO NA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO. Estudo de I & D + I & E + I & A em Portugal. Investigador com o Prof. Doutor Lucas Marín (2003/2006).
  • O TRABALHO E O EMPREGO NA EXPERIÊNCIA ASIÁTICA. Investigador com o Prof. Doutor Lucas Marín (2002).
  • O EFEITO FORMAÇÃO NUM PROCESSO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL. Investigador com Prof. Doutor Correia Jesuíno (1992/1994).
  • NORMAS ORGANIZACIONAIS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SUBJACENTES, NUMA GRANDE EMPRESA NACIONAL. Investigador com a Prof.ª Doutora M. Benedicta Monteiro (1990/1991).