Carla Ribeirinho

Contacto

ORCID

A2AS

Áreas de Interesse Académico e Científico

Serviço Social; Supervisão profissional em Serviço Social; Gerontologia social; Serviço Social Gerontológico.

Nota Curricular

Licenciada, mestre e doutoranda em Serviço Social; Docente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, desde 2002, na licenciatura em Serviço Social e Mestrado em Gerontologia Social; Supervisora profissional na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Serviços de Apoio Domiciliário); formadora na área da Gerontologia Social.

Principais Publicações

  • Ribeirinho, C. (2014). Envelhecimento e Inclusão Social. In C. Moura (org.), Idadismo – Prioridade na Construção Social da Idade (pp. 101-110). Porto: EUedito.
  • Ribeirinho,C. (2013). Serviço Social Gerontológico – Contextos e práticas profissionais. In M. Carvalho (ed.), Serviço Social na intervenção com idosos (pp. 177-200). Lisboa: Pactor.
  • Ribeirinho, C. (2012).(Re)criar a Intervenção gerontológica. In C. Moura (org.), Processos e Estratégias do Envelhecimento (pp. 51-63). Porto: EUedito.
  • Ribeirinho, C. (2012). As pessoas idosas e a prestação de cuidados, a emergência de um nicho de mercado. Revista Cadernos de Economia, 98, 36-39.
  • Ribeirinho, C. (2012). Apoio domiciliário no século XXI: A urgência de fazer a Diferença. Diferença – AFID, 16, 16-17.

Principais Projectos de Investigação

  • A SUPERVISÃO PROFISSIONAL COMO LOCUS DA (RE) CONSTRUÇÃO DA INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL COM PESSOAS IDOSAS EM SERVIÇOS DE APOIO DOMICILIÁRIO. Investigação no âmbito do processo de doutoramento em curso, Universidade Católica Portuguesa, sob orientação das Professoras Doutoras Isabel Vieira e Maria Irene Carvalho.