Ana Paula Garcia

 

Contacto

ORCID

A2AS

Áreas de Interesse Académico e Científico

Serviço Social e Formação; Formação ao Longo da Vida; Comportamentos de Risco e Prevenção; Gerontologia

Nota Curricular

Licenciada, Mestre e Doutoranda em Serviço Social; Docente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias desde 2004, na Licenciatura e nos Mestrados de Serviço Social e Politica Social, Gerontologia, Riscos e Violências e Gestão de Unidades Sociais e de Bem-Estar.

Principais Publicações

  • Garcia, A. P. (2013). A sida e a sexualidade em idosos. Perspetivas do Serviço Social sobre a prevenção dos comportamentos de risco. In M. I. Carvalho (ed.), Serviço Social no Envelhecimento. Lisboa: Lidel, Practor.
  • Garcia, A.P.; Carvalho, M. I. L. B.; Bracons, H.; Garcia; Veiga, João D. (2013). Sistema de Ensino em Serviço Social Pós Bolonha: Uma Perspectiva Critica”, Serviço Social em Revista 16, 1: 45-63
  • Garcia, A.P. (2011). A prevenção da Sida nos Idosos. Aproximação à intervenção do Serviço Social: o caso do concelho de Cascais. Tese de Mestrado Apresentada na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Principais Projectos de Investigação

  • SERVIÇO SOCIAL, CAMPOS DE ACTUAÇÃO E IDENTIDADE PROFISSIONAL SOCIAL WORK, FIELDS AND PROFESSIONAL IDENTITIES. Grupo de Investigação em Serviço Social [GISS] do Centro de Administração e Politicas Públicas [CAAP], ISCSP-UL. Maria Irene Carvalho e Carla Pinto (coords). Investigadora (desde 2016).
  • SERVIÇO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL – TAJECTÓRIAS DE INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA. Investigação em curso no âmbito de Processo de Doutoramento em Ciências Sociais na Especialidade de Serviço Social, a decorrer no ISCSP-UL. Sob a Orientação de Carla Pinto e Maria Irene Carvalho (desde 2015).
  • IDOSOS, SEXUALIDADE E QUALIDADE DE VIDA. Financiador(es): Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Investigadora sob a Coordenação de Duarte Vilar (2012-2014).
  • SOCIAL WORK WITH OLDER PEOPLE IN PORTUGAL – DIFFERENT SETTINGS AND APPROACHES TO INTERVENTION. Investigação exploratória ( 2012-2014)