Teotónio R. de Souza

teotonio-2

Contacto

ORCID

A2AS

Áreas de Interesse Académico e Científico

História da expansão portuguesa no Oriente, incluindo a história do Padroado Português; História indo-portuguesa; Estudos pós-coloniais.


RG1

Nota Curricular

Após uma licenciatura em Filosofia no Ateneu Pontifício (Jnana Deepa Vidyapeeth, Poona, India, 1970), e licenciatura em Filosofia (1972) na Universidade de Poona, concluiu o doutoramento em História com tese sobre “Goa in the Seventeenth Century: A Socio-Economic History na mesma Universidade, em 1977. Fundou o Instituto Xavier de Investigação Histórica (Xavier Centre of Historical Research, em Goa em 1979, e dirigiu o Instituto até 1994, altura em que recuperou a nacionalidade portuguesa. Orientou doutorandos em História na Universidade de Goa (1986-1994).

O doutoramento foi reconhecido em Portugal pelo Ministério de Educação / Universidade Aberta em 18 de Abril de 1996.

Nomeado director do Departamento de História na Universidade Lusófona (1999-2014), e Professor Catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Publicou 33 artigos em revistas especializadas e 25 trabalhos em atas de eventos, possui 44 capítulos de livros e 15 livros publicados. Participou em 37 eventos no estrangeiro e 23 em Portugal. Orientou 6 teses de doutoramento e 8 dissertações de mestrado nas áreas de Ciências Sociais, incluindo História e Ciência Política. Recebeu 5 prémios e/ou homenagens.

Atua nas áreas de História, mas também de Filosofia, Ética e Religião e Ciência Política. Nas suas atividades profissionais interagiu com 11 colaboradores em coautoria de trabalhos científicos.

No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Economia, História, Educação, História Indo-Portuguesa, Estudos Culturais e Pós-Coloniais, com referência especial à Goa / India. Escreve com regularidade desde 2008 colunas de opinião e outros textos de divulgação histórica em inglês em vários diários e semanários publicados em Goa. Podem ser consultados online em https://pt.scribd.com/user/723742/Teotonio-R-de-Souza.

Principais Publicações

  • Souza, T. R. (2014). Goa Outgrowing Post-colonialism; Historical Explorations, 1961-2014. Charleston: Amazon.
  • Souza, T. R. & Garcia, J.M. (co-eds). (1999). Vasco da Gama e a Índia (3 vols). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
  • Souza, T. R. (ed.). (1989). Goa through the Ages – An Economic History. New Delhi: Concept Publishers.
  • Souza, T. R. (1985). Indo-Portuguese History: Old Issues, New Questions. New Delhi: Concept Publishers.
  • Souza, T.R. (1979, 1994, 2009). Medieval Goa / Goa Medieval. New Delhi: Concept Publishers / Lisboa: Ed. Estampa.

Principais Projectos de Investigação

  • VASCO DA GAMA E A ÍNDIA (1996-1998). Culminou com a Conferência Internacional “Vasco da Gama e a Índia” em Paris, Sorbonne (1998) e com a publicação das Actas (3 vols). Projeto foi financiado pela Comissão Nacional dos Descobrimentos Portugueses, Fundação Calouste Gulbenkian, e Fundação Oriente.
  • INVENTÁRIO DA ARTE CRISTÃ DA ARQUIDIOCESE DE GOA (serviu-se de base para a fundação do Museu da Arte Cristã da Arquiocese em 1993). O projeto foi financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa) e INTACH (Nova Delhi).