Jorge Mangorrinha

 

Contacto

ORCID

A2AS

Áreas de Interesse Académico e Científico

Turismo, Termalismo, Termas, Arquitectura, Urbanismo, Ordenamento do Território, Água, Centros Históricos, Património e Música.

Nota Curricular

Pós-Doutorado em Turismo (2014), pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, e Doutorado em Urbanismo (2009), pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (UTL). É Professor Associado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) e Quadro Superior da Câmara Municipal de Lisboa (CML). Integrado no Centro de Pesquisa e Estudos Sociais (CPES) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) e colaborador de outros centros de estudos. Foi distinguido com o Prémio José de Figueiredo 2010. É autor de estudos, projectos e intervenções públicas em diferentes países e áreas científicas. Possui capítulos de livros e livros publicados, bem como itens de produção técnica. Participou em eventos no estrangeiro e em Portugal. Orienta e orientou dissertações de Doutoramento e de Mestrado nas áreas da Arquitectura e do Turismo. Autor de poemas e letras para fados e canções.

Principais Publicações

  • Mangorrinha, J. (2016). Liberdade ao Luxo – Avenida da Liberdade (Lisboa): uma marca urbana como destino turístico. In A. S. Talavera; E. C. Gonçalves & X. P. Pérez (ed.), Cadernos de Turismo 3. Governança e Turismo (pp. 171 – 184). Maia: Edições ISMAI.
  • Mangorrinha, J. (2015). A Cultura Eurovisiva: canções, política, identidades e o caso português. Lisboa: CLEPUL.
  • Frazão, M. F. M; Mangorrinha, J. & Rivera, J. A.S. C. (2014). O redesenho da paisagem rural através da criação de uma rede de lugares de banho (Concelho de Mértola, região do Baixo Alentejo, Portugal). In Anais do IX Congresso Internacional sobre Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável – CITURDES: turismo rural comunitário: estratégia de desenvolvimento?. São Paulo: ECA/USP. Acedido dezembro 19, 2016, em http://143.107.95.102/prof/kasolha/citurdes/anais/pdf/eixo6/GT6_9.pdf
  • Mangorrinha, J. & Pinto, H. G. (2014). O Sítio Balnear. In Cascais: território, história, memória (pp. 36 – 51). Cascais: Câmara Municipal de Cascais.
  • Mangorrinha, J. (2012). História de uma Viagem. 100 Anos de Turismo em Portugal (1911-2011). Lisboa e Ponta Delgada: Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal e Publiçor.

Principais Projectos de Investigação

  • O LUXO E O TURISMO: TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS E CASOS DE ESTUDO EM PORTUGAL. Projeto de Pós-doutoramento, Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (2012-2014).
  • A CIDADE TERMAL: ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E TURISMO. Projeto de Doutoramento, Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (2006-2009).