Eduardo Figueira

 

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A2AS

Áreas de Interesse Académico e Científico

As áreas de interesse académico, científico e profissional centram-se em três domínios:(1) Formação Profissional Contínua e Educação de Adultos, (2) Desenvolvimento Local e (3) Economia Social e Solidária. Especificamente, em termos de pesquisa, as suas preocupações têm-se orientado para(1) Dimensões/questões da participação na formação profissional contínua e educação de adultos, (2) Problemáticas relacionados com o desenvolvimento local sustentável, (3) Problemática da ex(in)clusão social, (4) Avaliação do Impacto Social de Programas e Projectos (educativos e de desenvolvimento local) (5) Questões relacionadas com a igualdade de oportunidades, designadamente as questões específicas de género.

Nota Curricular

É Doutor (1987) e Mestre (1984) em Educação Contínua e Vocacional pela Univ. de Wisconsin-Madison, EUA e realizou provas de agregação em Desenvolvimento e Extensão Rural em 2005 na Universidade de Évora. Licenciado em Agronomia (1974) pela Universidade de Luanda. Na Universidade de Évora desempenhou as funções de “Chairman” do Dep. de Sociologia (2005-2008), de Pró-Reitor para a Educação Contínua (1994), de Vice-Reitor (1995-1998), e de Director do Mestrado em Sociologia (1994/95 e 2005/08). No âmbito da sua actividade de docência e pesquisa orientou mais de 100 monografias de licenciatura, mais de 50 dissertações de mestrado e nove teses de doutoramento, apresentou 98 comunicações em Conferências e Congressos e participou em mais de 6 dezenas de projectos financiados pela União Europeia e pelo Estado Português, sobre formação contínua, desenvolvimento rural, igualdade de género e in(ex)clusão social a nível nacional e Europeu.
É professor catedrático na FCSEA (ULHT). Foi Director do CPES entre 2009 e Julho de 2016 e é, actualmente, Vice-Presidente do Plenário de Investigadores. É Director da Pós-Graduação em Economia Social e Solidária e Desenvolvimento Local e do MBA em Extensão Rural. Perito convidado da Research Executive Agency of the European Commission, na avaliação de propostas de investigação apresentadas no quadro do H2020 (Desde 2015); em 2017 do Programa Societal Challenge 6 ‘Europe in a changing world – Inclusive, Innovative and Reflective societies’ (H2020-SC6-2017).

Principais Publicações

  • Amaral, M. & Figueira, E. (2016). Cooperation Between Actors for Tourism Development: The Appreciation of Heritage and Cultural Resources in Rural Territories. Journal of Spatial and Organizational Dynamics. Tourism, Territories & History. Volume IV, issue 2, 132-145.
  • Figueira, E. (2012). The Entrepreneurship Subject in the Portuguese Education System. In M. Pilz, S. Berger & Roy Canning (eds), Fit for Business (pp. 177-190). Cologne: Springer.
  • Figueira, E. & Coelho, I. (2005). Alqueva e a Agricultura Familiar. O Caso da freguesia da Amieira. Évora: ECO-HUMANUS.
  • Figueira, E. & Rainha, L. (eds). (2005). Qualificação e Género. O Papel das Competências-chave. Évora: ACADEMUS.
  • Figueira, E. (ed). (2003). Vocational Education and Training in Europe: Culture, Values & Meanings. Lisboa: INOFOR.

Principais Projectos de Investigação

  • FORMAÇÃO & COMPETITIVIDADE – A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS TRABALHADORES TÉCNICOS NA FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA A COMPETITIVIDADE DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PMES) LOCALIZADAS EM ZONAS PERIFÉRICAS DA EUROPA: O CASO DE PORTUGAL”. Projecto PTDC/SDE/66809/2006, financiado pela FCT (COMPETE). Investigador Responsável: Eduardo Figueira (Universidade de Évora). Outros investigadores: Rogério Amaro (ISCTE); António Fragoso (UALG); Timothy Koehnem (UTAD). (2006-2009: 36 meses).
  • PARTICIPA – PARTICIPATION IN CONTINUING VOCATIONAL EDUCATION AND TRAINING (VET): A NEED FOR A SUSTAINABLE EMPLOYABILITY. Project Contract nr HPSE-CT-2001-00074, financiado por“Improving the Human Research Potential and Socio-Economic Knowledge Base” (European5th Framework Research and Development Programme). Investigador Responsável: Eduardo Figueira. Outros Investigadores: Marta Alves (INOFOR, PT); Alan Brown (Warwick University, UK); Philipp Grollmann (Univ. Bremen, DE); Nikitas Patiniotis (University of Patras, GR); Massimo Tomassini (ISFOL, IT); Florentino Blasquez (Univ. Estremadura, ES), (2001-2004: 36 meses).
  • EuNIC – TOWARDS A EUROPEAN CONCEPTUAL APPROCH TO A DIGITAL LITERACY. Financiado por e-learning programme. Partners: (1) Atene-Centro di Eccelenza per L’Innovazione Formativa (Itália); (2) Institute Tecnologie Didattiche (Itália); (3) Future Capital Foundation (Reino Unido); (4) General Secretariat for Adult Education of Greece (Grécia); (5) Sofia University St. Kliment Ohridski (Bulgária); (6) Universidade de Évora (Portugal), (Eduardo Figueira). (2005-2007: 24 meses).
  • INTERESTS AND DESIRES. Financiado por Socrates Programme. Partners: (1) Flensburg University (Alemanha); (2) Danish Institute for Educational Training of Vocational Teachers (Dinamarca); (3) Interinstitutional Center of Bilan de Competence (França); (4) Centre for Research and Education Development (Reino Unido); (5) Pontydysgu (Reino Unido); (6) SC Axa Consulting 99 SRL (Roménia); (7) Universidade de Évora (Portugal), (Eduardo Figueira). (2005-2008: 34 meses).
  • EXTRAMET – O ESPAÇO RURAL NO CONTEXTO DA NOVA METROPOLIZAÇÃO. Financiado pelo Programa INTERREG IIIB, MEDOCC. Partners: (1) Regione Ligurie (Itália); (2) ECO-HUMANUS (Portugal), (Eduardo Figueira), (3) Regione Sardegna (Itália); Ministére de Macedoine et Thrace (Grécia); Région de Thessalie (Grécia); Conseil Géneral de l’Herault (França); Region de Murcia (Espanha). (2004-2007: 36 meses).