Cristina Santos

 

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Áreas de Interesse Académico e Científico

Comunicação, mais especificamente, da publicidade, centrando-se na dimensão simbólica do seu discurso. Sociologia do consumo, com especial enfoque em contexto juvenil. Interesse no carácter sociológico que as práticas e as representações do consumo poderão assumir, inclusive na construção identitária dos indivíduos, e o papel que as marcas e a publicidade poderão deter nos processos de consumo. Interesse também pelas problemáticas afectas à corporeidade presente no discurso publicitário.

Nota Curricular

Docente de unidades curriculares ligadas à publicidade (ULHT), ministrou workshops de investigação no âmbito da comunicação (CIES-IUL, ISCTE-IUL). Doutorada em sociologia (ISCTE-IUL), na área do consumo, mestre em comunicação, cultura e tecnologias da informação (ISCTE-IUL) e licenciada em ciências da comunicação e da cultura (ULHT). Possui diversas formações relacionadas com a criatividade (Produções Fictícias). Vários artigos publicados (com arbitragem científica) e apresentação de trabalhos em congressos, colóquios e encontros nacionais e internacionais.

Principais Publicações

  • Santos, C. (2013). O lugar do consumo na problemática identitária contemporânea. Revista Forum Sociológico, 23, 51 – 58.
  • Santos, C. (2013). Publicidade e identidade: que relação?. Revista Comunicação Pública, 8, 14, 37 – 55.
  • Santos, C. (2012). O poder simbólico do consumo: no trilho da génese do discurso publicitário. Revista Comunicando, 1, 1, 29 –42.
  • Santos, C. (2011). O simbolismo das marcas no discurso publicitário contemporâneo: o capital simbólico da YORN. Revista Comunicação e Sociedade, 19, 215 – 226.
  • Santos, C. (2011). A dimensão simbólica do discurso publicitário. BOCC/UBI: Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior.

Principais Projectos de Investigação

  • OS JOVENS, O CONSUMO E A IDENTIDADE: UMA TRILOGIA CONTEMPORÂNEA? O CONSUMO DE MARCAS DE VESTUÁRIO E DE CALÇADO E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA JUVENIL, tese de doutoramento (sociologia, na área do consumo, ISCTE-IUL), 2008-2015.