Carlos Carranca

Contacto

ORCID

A2AS

Áreas de Interesse Académico e Científico

Os principais interesses atuais situam-se nas áreas da Língua, Cultura Portuguesa e Culturas Ibéricas.

Nota Curricular

Doutorado em Língua e Cultura Portuguesa, Licenciado em História, é Professor Auxiliar convidado da Universidade Lusófona, docente da Escola Superior de Educação Almeida Garrett e da Escola Profissional de Teatro de Cascais.
Foi Presidente da Direção da Sociedade de Língua Portuguesa, de 1998 a 2001; fundador e membro da direção do Círculo Cultural Miguel Torga; sócio fundador da Sociedade Africanológica de Língua Portuguesa; sócio fundador do Círculo Cultural Miguel Torga; sócio da Associação Portuguesa de Escritores; diretor adjunto do jornal Artes e Letras e consultor cultural da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra em Lisboa.
Na ULHT foi  fundador e coordenador da coleção científico‑literária “Meia Hora de Leitura”, em parceria com Victor de Sá e Manuel Antunes. De 1994-1999 foi responsável pela Noite das Artes – espetáculo de encerramento das Jornadas de Educação e Cultura do Concelho de Cascais. Como divulgador da poesia portuguesa, poeta e ensaísta, destaca-se “Poesia para Todos”, três anos consecutivos em palco, no auditório do IPDJ, de 1999 a 2002.
É Diretor do Centro de Estudos da Lusofonia Agostinho da Silva e do Gabinete de Estudos Ibéricos Miguel de Unamuno, na Universidade Lusófona.

Principais Publicações

  • Carranca, C. (2015). Da Ibérica. Figueira da Foz: Ed. Talentilicius.
  • Carranca, C. (2015). Unamuno e Torga, poetas da Ibéria. Figueira da Foz: Ed. Talentilicius.
  • Carranca, C. (2014). O(s) Rosto(s) da Europa: a Ideia da Europa no Diário XVI de Miguel Torga. RUA-L: Revista da Universidade de Aveiro, 1 (2.ª série), 31-38.
  • Carranca, C. (2014a). Da importância jurídica do sentimento Quid Juris (posfácio). In P. F. Cunha, Desvendar o Direito: Iniciação ao saber jurídico (pp. 229-231). Lisboa: Sociedade Editorial.
  • Carranca, C. (2012). O Casticismo em Unamuno e Torga. Coimbra: Ed. Minerva.