Carla Silva

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A2AS

Áreas de Interesse Académico e Científico

Políticas Sociais e de Emprego; Métodos e Técnicas de Investigação Quantitativa e Qualitativa; Análise multivariada de dados e modelo de redes neurais de previsão de dados em Sistema de Inteligência Artificial.

Nota Curricular

Doutor em Ciências da Educação (2015), Doutoramento Europeu pela Universidade Lusófona de Lisboa e pela Universidade Autónoma de Barcelona. Pós Doutoramento em Sistemas de Inteligência Artificial na Universidade Nova de Lisboa (2017). Licenciada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, área das Ciências Exactas e Aplicadas (2002). Formação curricular do mestrado de Antropologia Biológica na FCT da Universidade de Coimbra (2004). Pós graduada em Psicoterapia de Jovens e Adolescentes pelo Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra (2006).
Docente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, na Licenciatura em Serviço Social e Mestrado em Gestão de Unidades Sociais e de Bem-estar (desde 2015).
Supervisora pedagógica de Cursos Profissionais e formadora na área de Ciências e Tecnologias (desde 2007).
Professora do Ministério de Educação em diversas áreas da Gestão à aplicação da Ciência e em vários níveis de leccionação (2002-2015).

Principais Publicações

  • Silva, C. (2017). Research Design – The New Perspective of Research Methodology. British Journal of Education, Society & Behavioural Science, 19 (2), 1-12.
  • Silva, C. & Fonseca, J. (2016). Educational Data Mining: A Literature Review (pp 87-94). In Á. Rocha; M. Serrhini & Carlos Felgueiras (Eds), Advances in IntelligentSystems and Computing. Information and Communication Technologies. Europe and MENA Cooperation Advances, Volume 520.
  • Silva, C. (2014). Social representations in the paradigm of vocational education. American Journal of Sociological Research, 4(4): 123-126.
  • Silva, C. (2013). Does Education Matter? A Regression and Factorial Analysis between Work and Education (pp. 1-34). In William Grossman E. (Ed.), Labour Markets: Policies, Challenges and the Role of Globalization. New York: Nova Publishers.
  • Silva, C. (2012). The Cycles of Vocational Training in the region of Barcelona. Procedia – Social and Behavioral Sciences, (64), 1931-1937. Retrieved from: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812056145

Principais Projectos de Investigação

  • DOES EDUCATION MATTER? VOCATIONAL EDUCATION AND SOCIAL MOBILITY STRATEGIES IN YOUNG PEOPLE OF BARCELONA AND LISBON. A COMPARATIVE STUDY. Investigação no âmbito do processo de Doutoramento Europeu em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT) e pela Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), sob orientação dos Professores António Teodoro, Ana Benavente e Xavier Rambla (2012-2015).
  • AMOSTRA DA MOBILIDADE JUVENIL DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO 2012/14 NA CATALUNHA E LISBOA E VALE DO TEJO. Scholarship by the European mobility research grant (two years) – Between UAB – GEPS and Ajuntament Barcelona – Cataluña (2015).
  • RECOLECCIÓN DE DATOS Y CUESTIONARIOS EN LA REGIÓN DE BARCELONA / RECOLHA DE DADOS E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS NA REGIÃO DE BARCELONA, ERASMUS Mobility Grant Agencia Nacional PROALV (Lisbon, Portugal), (2010-2011).
  • EL ANÁLISIS DE LA PLATAFORMA Y LOS PROBLEMAS SOCIALES Y DE EMPLEOEN BARCELONA – ANÁLISE DA PLATAFORMA E QUESTÕES SOCIAIS E DE EMPREGO EM BARCELONA. Assistente de Investigação pela Life Long Learning Programme Generalitat de Catalunya (Barcelona, Catalunha, Espanha), (2011).
  • COMPUTER SUPPORTED COLLABORATIVE LEARNING – CSDL E AS POLÍTICAS SOCIAIS E EDUCATIVAS – USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA , no desenvolvimento de novas abordagens nos processos e práticas de aprendizagem e formação, nomeadamente através das plataformas de gestão de aprendizagem (Learning Management Systems – LMS), com orientação e colaboração do Professor Doutor Carlos Diogo Moreira e na temática de Inteligência Artificial e Sistemas de Decisão Inteligente, utilizando técnicas de Data Mining na área da Computação/Informática e Estatística (desde 2017).