Carlos Diogo Moreira

 

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Áreas de Interesse Académico e Científico

Identidades, Comunidades e Mobilidades. Cultura, Alteridade e Interculturalidade. Cidadania e Direitos Humanos.

Nota Curricular

Doutorado (1986) e Agregado (1992) em Ciências Sociais pela UTL. Professor Catedrático (ULT e ULHT). Diretor do Instituto de Serviço Social da ULHT. Professor Convidado da Universidade de Lancashire (UK).

Principais Publicações

      • Moreira, C. D. (2016). Teoria Social. Lisboa: Edições Lusófonas.
      • Moreira, C. D. (2011). Identidade Nacional. Porto: Fronteira do Caos.
      • Moreira, C. D. (2008). Pátria, Nação e Identidade. Lisboa: ISCPS-UTL.
      • Moreira, C. D. (2008). Culturas Marítimas Portuguesas. Lisboa: Âncora Editora.
      • Moreira, C. D. (2007). Teorias e Práticas de Investigação. Lisboa: ISCSP.

Principais Projectos de Investigação

    • IDENTIDADES PLURAIS NA UNIVERSIDADE: CATEGORIZAÇÃO E DIVERSIDADE DAS PRÁTICAS, Investigador Coordenador, 2006-2017.
    • SOCIAL POLICIES AND LEARNING MANAGEMENT SYSTEMS, Investigador Coordenador, 2016-2017.

Carla Silva

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Áreas de Interesse Académico e Científico

Políticas Sociais e de Emprego; Métodos e Técnicas de Investigação Quantitativa e Qualitativa; Análise multivariada de dados e modelo de redes neurais de previsão de dados em Sistema de Inteligência Artificial.

Nota Curricular

Doutor em Ciências da Educação (2015), Doutoramento Europeu pela Universidade Lusófona de Lisboa e pela Universidade Autónoma de Barcelona. Pós Doutoramento em Sistemas de Inteligência Artificial na Universidade Nova de Lisboa (2017). Licenciada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, área das Ciências Exactas e Aplicadas (2002). Formação curricular do mestrado de Antropologia Biológica na FCT da Universidade de Coimbra (2004). Pós graduada em Psicoterapia de Jovens e Adolescentes pelo Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra (2006).
Docente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, na Licenciatura em Serviço Social e Mestrado em Gestão de Unidades Sociais e de Bem-estar (desde 2015).
Supervisora pedagógica de Cursos Profissionais e formadora na área de Ciências e Tecnologias (desde 2007).
Professora do Ministério de Educação em diversas áreas da Gestão à aplicação da Ciência e em vários níveis de leccionação (2002-2015).

Principais Publicações

  • Silva, C. (2017). Research Design – The New Perspective of Research Methodology. British Journal of Education, Society & Behavioural Science, 19 (2), 1-12.
  • Silva, C. & Fonseca, J. (2016). Educational Data Mining: A Literature Review (pp 87-94). In Á. Rocha; M. Serrhini & Carlos Felgueiras (Eds), Advances in IntelligentSystems and Computing. Information and Communication Technologies. Europe and MENA Cooperation Advances, Volume 520.
  • Silva, C. (2014). Social representations in the paradigm of vocational education. American Journal of Sociological Research, 4(4): 123-126.
  • Silva, C. (2013). Does Education Matter? A Regression and Factorial Analysis between Work and Education (pp. 1-34). In William Grossman E. (Ed.), Labour Markets: Policies, Challenges and the Role of Globalization. New York: Nova Publishers.
  • Silva, C. (2012). The Cycles of Vocational Training in the region of Barcelona. Procedia – Social and Behavioral Sciences, (64), 1931-1937. Retrieved from: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812056145

Principais Projectos de Investigação

  • DOES EDUCATION MATTER? VOCATIONAL EDUCATION AND SOCIAL MOBILITY STRATEGIES IN YOUNG PEOPLE OF BARCELONA AND LISBON. A COMPARATIVE STUDY. Investigação no âmbito do processo de Doutoramento Europeu em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT) e pela Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), sob orientação dos Professores António Teodoro, Ana Benavente e Xavier Rambla (2012-2015).
  • AMOSTRA DA MOBILIDADE JUVENIL DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO 2012/14 NA CATALUNHA E LISBOA E VALE DO TEJO. Scholarship by the European mobility research grant (two years) – Between UAB – GEPS and Ajuntament Barcelona – Cataluña (2015).
  • RECOLECCIÓN DE DATOS Y CUESTIONARIOS EN LA REGIÓN DE BARCELONA / RECOLHA DE DADOS E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS NA REGIÃO DE BARCELONA, ERASMUS Mobility Grant Agencia Nacional PROALV (Lisbon, Portugal), (2010-2011).
  • EL ANÁLISIS DE LA PLATAFORMA Y LOS PROBLEMAS SOCIALES Y DE EMPLEOEN BARCELONA – ANÁLISE DA PLATAFORMA E QUESTÕES SOCIAIS E DE EMPREGO EM BARCELONA. Assistente de Investigação pela Life Long Learning Programme Generalitat de Catalunya (Barcelona, Catalunha, Espanha), (2011).
  • COMPUTER SUPPORTED COLLABORATIVE LEARNING – CSDL E AS POLÍTICAS SOCIAIS E EDUCATIVAS – USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA , no desenvolvimento de novas abordagens nos processos e práticas de aprendizagem e formação, nomeadamente através das plataformas de gestão de aprendizagem (Learning Management Systems – LMS), com orientação e colaboração do Professor Doutor Carlos Diogo Moreira e na temática de Inteligência Artificial e Sistemas de Decisão Inteligente, utilizando técnicas de Data Mining na área da Computação/Informática e Estatística (desde 2017).

Sónia Vladimira Correia

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Áreas de Interesse Académico e Científico

As suas áreas de interesse são Sociologia da Família; Políticas Sociais de Apoio às Famílias; Género e Família; Desigualdades Sociais, Inclusão Social e Pobreza.

Nota Curricular

Doutorada em Ciências Sociais, especialização em Sociologia Geral, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2014), com a tese de doutoramento subordinada ao tema “Conciliação família-trabalho em famílias monoparentais. Uma abordagem comparativa de género”. A tese de doutoramento foi realizada no âmbito da atribuição de Bolsa de Doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Mestre em Ciências Sociais, especialização em Redes Sociais, Ação Pública e Questões Sociais (ICS-UL) em 2005, com a tese “Estratégias de Conciliação Trabalho-Vida Familiar em Famílias de mães sós”. Licenciada em Sociologia, pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL) em 1999, com a Dissertação de Licenciatura “Estratégias de Socialização e Transmissão de Valores no núcleo familiar”. Bolsa de Mérito Escolar- Licenciatura (PRODEP).
Desde 2000 que tem desenvolvido a sua carreira como investigadora em diversos projetos quer de âmbito nacional, quer de âmbito internacional.
Formadora Certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua da Universidade do Minho na área Científica das Ciências Sociais.

Principais Publicações

  • Wall, K. (coord.) & Cunha, V., Atalaia, S., Rodrigues, L., Correia, R., Correia, S.V., Rosa, R. (2016).LIVRO BRANCO – Homens e Igualdade de Género em Portugal. Lisboa: ICS-UL/CITE.
  • Wall, K., Cunha, V., Atalaia, S. (coords) & Rodrigues, L., Correia, R., Correia, S. V., Rosa, R. (2016). Policy Brief III – Principais conclusões e recomendações do Livro Branco. Homens e Igualdade de Género em Portugal. Lisboa: OFAP, ICS-UL.
  • Correia, S. V. (2010). A articulação família-trabalho em famílias monoparentais masculinas. In Wall, K., Aboim, S., & Cunha, V. (eds) A vida familiar no masculino: negociando velhas e novas masculinidades (pp. 129-156). Lisboa:Cite.
  • Wall, K., Samitca, S. & Correia, S. V. (2013). Negotiating work and care in a changing welfare regime: the case of Portugal. In B. Le Bihan, C. Martin & T. Knijn, (eds.). Work and Care UnderPressure. Care Arrangements across Europe (pp.125-149). Amsterdam: Amsterdam University Press.
  • Wall, K.; José, J. S. & Correia, S. V. (2002), Mães sós e cuidados às crianças, Análise Social, Vol. XXXVII (163), 631-663.

Principais Projectos de Investigação

  • MEN’S ROLES IN A GENDER EQUALITY PERSPECTIVE. O PAPEL DOS HOMENS NA IGUALDADE DE GÉNERO. ICS-UL/ CITE. Projeto aprovado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, EEA Grants, Área de Programa PT07 – Integração da Igualdade de Género e Promoção do Equilíbrio entre o Trabalho e a Vida Privada. Investigador responsável: Karin Wall; Equipa de investigadores: Vanessa Cunha; Susana Atalaia; Leonor Rodrigues; Sónia Vladimira Correia; Rita Correia, Rodrigo Rosa (2016).
  • GESTÃO E FINANCIAMENTO DAS ESCOLAS.Projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. ICS-UL/ FCG. Investigador responsável: Ana Nunes de Almeida; Maria Manuel Vieira (ICS-UL); Equipa de investigadores: Ana Nunes de Almeida; Maria Manuel Vieira; Sónia Vladimira Correia, Sofia Ribeiro (2014-2016).
  • FAMILIES IN THE ECONOMIC CRISIS: MAPPING POLICY RESPONSES IN 10 EUROPEAN MEMBER STATES. ICS-UL/ Eurofound. Projeto financiado por: European Foundation for the Improvement of Living and Working Conditions. Investigador responsável: Karin Wall; Investigador: Sónia Vladimira Correia (2014-2015).
  • WORKERS UNDER PRESSURE AND SOCIAL CARE. ICS-UL/ Agence Nationale de la Recherche, France. Projeto financiado por French Research Agency (Agence Nationale de la Recherche). Investigador responsável: Karin Wall; Equipa de investigadores: Sanda Smitca, Sónia Vladimira Correia (2010-2011).
  • SOCCARE- NEW KINDS OF FAMILY, NEW KINDS OF SOCIAL CARE: SHAPING MULTI-DIMENSIONAL EUROPEAN POLICIES FOR INFORMAL AND FORMAL CARE.ICS-UL. Key Action “Improving the Socio-Economic. Knowledge Base”.Project HPSE-CT-1999-00010. Projeto financiado por: Key Action “Improving the Socio-Economic. Knowledge Base” of FP 5. Directorate-General for Research. Investigador responsável: Karin Wall; Equipa de Investigadores: José São José, Sónia Vladimira Correia (2000-2003).