Ana Cláudia Couto

Contacto

ORCID

Áreas de Interesse Académico e Científico

As áreas de interesse académico estão centradas nas interfaces que se estabelecem entre a Sociologia com o Desporto, Saúde e Lazer para a Juventude, em particular a oferta e a procura desportiva e de lazer, como a gestão e avaliação dos programas e projetos sociais, com caráter público ou não, bem como a procura e a utilização dos espaços públicos para a prática desportiva e de lazer.

Nota Curricular

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1991). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Doutorada em Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2006). Pós-Doutorado em Sociologia do Desporto e Lazer na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Bolsista CAPES) (2015). É professora Associada II na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora credenciada no Programa de Pós graduação de Mestrado e Doutoramento Interdisciplinar em Lazer EEDDTO-UFMG. Supervisora de Tutoria do Programa de Formação EAD do PELC/VS. Coordenadora do CENTRO – MG da REDE CEDES – Ministério do Esporte. Pesquisadora coordenadora do Grupo de Estudos em Sociologia do Esporte e Lazer (GESPEL) EEFFTO-UFMG. Pesquisadora Convidada do Centro de Pesquisa e Estudos Sociais – CPES – Universidade Lusófona – Lisboa – Portugal. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Sociologia do Desporto e Lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: Desporto, Saúde e Lazer na sociedade; formação humana e Juventude. Os últimos estudos tiveram como foco a influência do desporto e do lazer na formação.

Principais Publicações

  • Couto, A. C. P.; Ribeiro, S. P.; Gomes, A. J. S.; Silva, R. F. &Lemos, K.L.M.(2016). Voluntariado e Megaeventos: Aproximações Possíveis. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, 2, 123-138.
  • Couto, A. C. P.; Aleixo, I. M. S.;Lemos, K. L. M. & Veneroso, C. E. (2014). O profissional de educação física na área da saúde: potencialidades e possibilidades de atuação. In Pro-saúdei Integração Ensino Serviço: Interfaces, desafios e potencialidades. Belo Horizonte: ESP.
  • Couto, A. C. P.,Lemos, K. L. M., Santos, F. R. M. & Guedes, K. L. (2014). Os valores olímpicos na escola: da carta à prática In Temas Atuais XV – Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Casa da Educação Física.
  • Couto, A. C. P. &Couto, M. A. (2011). A gestão de projetos sociais e o lazer. In Estudos do Lazer: um panorama. Rio de Janeiro: Apicuri.
  • Couto, A. C. P.; Gomes, A. J. S.; Abade, N. S. N. & Couto, M. A. (2015). Programa Academias a Céu Aberto: uma relação da gestão e do uso desse equipamento esportivo pela comunidade de Belo Horizonte, MG, Brasil. Lecturas Educación Física y Deportes, 20, 1-3.

Principais Projectos de Investigação

  • LAZER E JUVENTUDE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE BRASIL, ÁFRICA DO SUL E PORTUGAL À LUZ DOS VALORES OLÍMPICOS – Entidade Financiadora CAPES / BRASIL. Pesquisadora principal – 2014 a 2016.
  • LAZER E SAÚDE: PESQUISANDO A TEMÁTICA NO CONTEXTO DAS ACADEMIAS A CÉU ABERTO – Entidade financiadora CAPES / BRASIL. Orientadora – 2014 a 2016.