Apresentação

O CPES – Centro de Pesquisa e Estudos Sociais é uma Unidade de I&D da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que integra investigadores integrados, associados, convidados e estudantes de doutoramento e mestrado.

O CPES promove investigação no âmbito da interdisciplinaridade do conhecimento das Ciências Sociais, no estudo de problemas emergentes nas sociedades contemporâneas globalizadas, em particular nos países lusófonos onde se destaca a sociedade portuguesa, tendo em vista encontrar soluções sustentáveis que promovam o desenvolvido integrado.

As áreas de investigação do Centro encontram-se agrupadas em 3 grupos: Diversidade, Identidade e Desenvolvimento (RG1), Inovação, Sustentabilidade e Gestão das Organizações (RG2), Políticas Sociais e Intervenção em Serviço Social (RG3).

Visando reforçar a interdisciplinaridade da investigação produzida nas áreas de especialização dos seus investigadores, encontra-se em curso o Programa da Linha de Investigação “Impactos Sociais e Económicos da Gestão do Tempo nas Práticas Profissionais e de Lazer no Contexto de Globalização das Sociedades Contemporâneas”.

O CPES desenvolve parcerias com instituições públicas e privadas de âmbito nacional e internacional. Em articulação com outras instituições de ensino superior acolhe estudantes de Pós-Doc e estagiários de investigação nacionais e estrangeiros, em particular da CPLP.

Na promoção e divulgação do conhecimento o CPES edita a Revista Fluxos & Riscos, com uma publicação bianual de números temáticos e artigos livres.

Regulamento CPES

Órgãos

Conselho Diretivo

Ana Lorga da Silva
Presidente
Manuel Antunes
Adjunto
Teotónio de Souza
Adjunto
Carlos Eduardo Capelo
Vogal
Francisco Carvalho
Vogal

Mesa do Plenário de Investigadores

José Fialho
Presidente
Eduardo Figueira
Vice-Presidente
Vítor Rosa
Secretário