Apresentação

O CPES – Centro de Pesquisa e Estudos Sociais é uma UI&D da Universidade Lusófona, apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que integra atualmente 51 investigadores membros integrados, associados e estudantes de doutoramento e mestrado.

O Centro foi criado em 2008 por investigadores de diferentes áreas disciplinares da Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração (FCSEA), designadamente da Sociologia, Serviço Social, Turismo e História. Em 2013, sofreu um novo impulso com a associação de investigadores das áreas da Economia, Gestão e Administração integrados em diferentes unidades orgânicas da ULHT.

O CPES promove investigação no âmbito das Ciências Sociais, colocando especial enfoque na interdisciplinaridade do conhecimento, no estudo de problemas emergentes nas sociedades contemporâneas globalizadas, em particular nos países lusófonos onde se destaca a sociedade portuguesa, tendo em vista encontrar soluções sustentáveis que promovam o desenvolvido integrado.

O Centro agrupa 8 Grupos de Investigação (RG – Research Groups) estruturados em torno das seguintes problemáticas: Dinâmicas sociais identidades e cultura; Políticas sociais, participação e trabalho social; Economia de regulação e políticas públicas; Desenvolvimento local e economia social e solidária; População, migrações e multiculturalidades; Turismo, lazer e desporto; Economia para a sociedade do conhecimento; Metodologias e instrumentos de intervenção organizacional.

Visando reforçar a interdisciplinaridade da investigação produzida nas áreas de especialização dos seus investigadores, encontra-se em curso o Programa da Linha de Investigação “Impactos Sociais e Económicos da Gestão do Tempo nas Práticas Profissionais e de Lazer no Contexto de Globalização das Sociedades Contemporâneas”.

O CPES desenvolve parcerias com instituições públicas e privadas de âmbito nacional e internacional. Em articulação com outras instituições de ensino superior acolhe estudantes de Pós-Doc e estagiários de investigação nacionais e estrangeiros, em particular da CPLP.

Para a promoção da divulgação do conhecimento o CPES edita a revista científica Fluxos & Riscos, com uma publicação bianual de números temáticos e artigos livres.

Regulamento do CPES